sábado, 14 de junho de 2008

Hipotireoidismo e diabetes

O site da Sociedade Brasileira de Diabetes entrevistou a Dra. Rosângela Réa, endocrinologista e professora-chefe da Unidade de Diabetes do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Clínicas da UFPR, sobre a relação de 2 doenças muito importantes e freqüentes na população: biabetes e hipotireoidismo. Confira:



Redação da SBD: Pessoas com diabetes tipo 1 têm mais tendência a apresentarem doenças de tireóide? Quais e por quê?

Dra. Rosângela Réa: Sim, porque, tanto o diabetes tipo 1 quanto a tireoidite de Hashimoto (o tipo mais comum de inflamação da tireóide e a causa mais comum de hipotireoidismo), são doenças de caráter auto-imune. Observa-se, então, que pacientes com diabetes tipo 1 têm uma probabilidade 30 a 50 vezes maior de apresentarem outras doenças auto-imunes.


Redação da SBD: Há alguma relação entre diabetes tipo 2 e doenças de tireóide?

Dra. Rosângela Réa: Sim, pessoas com diabetes tipo 2 e com pré-diabetes têm um risco maior de apresentarem anticorpos para a tireoidite de Hashimoto. A dosagem desses anticorpos é muito útil no reconhecimento desta doença. Com isso, é necessário motivar a maior parte dos médicos a avaliar os níveis de hormônios tireoideanos e dos anticorpos, quando um paciente é diagnosticado com diabetes.


Redação da SBD: Com que periodicidade devem ser feitos exames de tireóide em pacientes com diabetes? Que exames normalmente são pedidos?

Dra. Rosângela Réa: Como já foi comentado, um exame de TSH, de anticorpos anti-TPO e de antitireoglobulina devem ser realizados ao diagnóstico do diabetes. Já os níveis de TSH devem ser posteriormente checados a cada um ou dois anos, ou mais freqüentemente, na presença de sintomas como fadiga, mudança no padrão de sono, ganho de peso, queda de cabelos, pele seca, dificuldade de concentração ou depressão. O T4 livre deve ser solicitado se os níveis de TSH estiverem alterados.


Redação da SBD: Qual a diferença entre hipotireoidismo e tireoidite de Hashimoto?

Dra. Rosângela Réa: O hipotireoidismo é uma condição em que a tireóide se encontra com a atividade diminuída e a produção de hormônios tireoideanos é insuficiente para as necessidades do organismo. A tireoidite de Hashimoto é, então, a causa mais comum de hipotireoidismo, em que as áreas funcionais da tireóide são destruídas gradualmente. Com freqüência, também existe aumento do volume da tireóide (bócio).


Redação da SBD: Como é feito o tratamento do hipotireoidismo? Geralmente há necessidade de ajustes na insulina/medicação oral?

Dra. Rosângela Réa: O tratamento do hipotireoidismo é feito através de reposição do hormônio tireoideano deficiente. Para isso, é administrada medicação oral, geralmente tomada 30 minutos antes do café da manhã. Esse tratamento é simples e deve ser feito por toda a vida. A normalização da função tireoideana pode levar ao aumento da glicemia e isso deve ser compensado através da intensificação do tratamento de diabetes.


Redação da SBD: O que pode acontecer se o hipotireoidismo não for tratado?

Dra. Rosângela Réa: Quando não tratado, o hipotireoidismo poderá acarretar anemia, temperatura corpórea baixa e insuficiência cardíaca. Em casos mais graves, isso pode evoluir para a confusão mental, estupor e até mesmo o coma mixedematoso. Portanto, é muito importante fazer o tratamento adequado.


Redação da SBD: Há como prevenir o aparecimento da tireoidite de Hashimoto?

Dra. Rosângela Réa: Infelizmente, não. Porém, a detecção e o tratamento precoce podem impedir o aparecimento de suas manifestações clínicas. A tireoidite de Hashimoto é mais comum em mulheres e costuma acometer várias pessoas na mesma família.



FONTE: site da SBD

8 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a matéria! Muito clara e precisa.
Durante 1 tratamento hormonal para reduçao de miomas engordei muito.Por meio de exames descobri que desenvolvi o hipotiroidismo.Atualmente tenho lutado com a balança para perder os quilinhos extras ganhos.Nao sou medica, mas estou desconfiada que minha dificuldd em perder peso está relacionada a alguma predisposiçao a diabetes(hereditariedd) pois há caso emminha familia ou mesmo numa elevaçao de algumas substancia relacionada a ela.Mas tenho certeza que com exercicios e alimentaçAo saudavel conseguirei reequilibrar tudo novamente.Obrigada!

Anônimo disse...

Por que o tratamento do hipotireoidismo aumenta a glicemia? Quando se tem as duas doenças, é necessário tomar medicamentos pra duas ou tratando uma apenas, melhora-se a outra?

Unknown disse...

Em resposta ao anônimo:
No hipotireoidismo os hormônios da tireóide estão reduzidos. Esses hormônios controlam o metabolismo, e com isso a produção de glicose diminui. Ao contrário, quando se repõe o hormônio no tratamento, a produção de glicose aumenta. Numa pessoa sem diabetes, a insulina aumenta como resposta e compensa o aumento da glicemia. Porém, quando a pessoa tem diabetes, sua produção de insulina é limitada/ausente, e por isso a glicemia pode ficar elevada, sendo necessário ajuste na medicação hipoglicemiante.

Noemia Machado disse...

Agradeço pelas informações, pois, tenho um cachorro que há quatro anos é diabético, o diagnóstico demorou e ele ficou cego. Mas, logo diagnósticado passou a fazer uso de insulina e, também, de hormônio para o hipotiroidismo. Houve época que ele não fazia uso do hormônio e realmente, estava sem apetite, o pelo caiu,a pele ficou muito ressecada. Mas, devido o tratamento adequado ele está bem, come bem, o pelo cresceu. Vez ou outra há um descontrole da glicose,mas,o médico veterinário faz nova dosagem e ele fica bem.
Penso que os animais merecem nosso respeito e cuidado, devemos cuidar muito bem deles.
Abraços.

LUCIANA disse...

ola sou luciana F Pinto,antes de engravidar estava tento aumento de peso ,mesmo sem nunca na vida ter tido problemas com abalança ... lodepois de começar com ganho de peso engravidei e como sempre cuidei da minha alimentaçao nao entendia pq eu estva engordando mais do que devia durante a gestaçao.Apos o nascimento de meu filho nao voltei ao meu peso anterio de 64kg fiquei com 76kg, depois de tres meses com esquecimentos e falta de apetite fui ao medico e descobri que estava com hipotireidismo mais o medico alegou ser resultado da gravides e do fato de amamentar entao ele recomendou que eu refizesse os exames com trinta dias e o resultado foi normal mais nao notei mudança no meu peso , chego as vezes a perder em uma semana 3kg e ganho tudo novamente em dois dias eu acho isso muito estranho isso estaria relacionado a um problema na tireoide?

Unknown disse...

Luciana,
Pode ter relação com hipotireoidismo ou não. Se está com dúvidas, procure uma outra opinião de um endocrinologista. Várias alterações de outros hormônios podem causar esse sintoma.

Luciana Novellino Pereira.

Anônimo disse...

Olá, me chamo Vanessa, tenho 32 anos e estou grávida do meu 2° filho, estou com 6 semanas gestacionais, nos exames de rotina, foi detectado o hipotireoidismo, e já comecei com reposição hormonal. Mas estou muito preocupada e deprimida com a notícia. Gostaria de saber, se meu filho tem chances de nascer com alguma deficiência mental ou física? Obrigada

Unknown disse...

Vanessa, primeiro, parabéns pelo bebê! É muito bom que você já tenha diagnosticado e começado a tratar, é o mais importante. A reposição adequada e o acompanhamento com endocrinologista garantem que seu bebê não sofra durante a gravidez. Esse risco ocorre com bebês de gestantes com hipotireoidismo não tratado, que não é o seu caso.