sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Cuidado ao consumir produtos sem açúcar

Nos mercados encontramos muitos produtos diet, como biscoitos, misturas para bolos, chocolates... Mas é preciso olhar os rótulos para verificar o substituto do açúcar utilizado e a quantidade de carboidratos do produto (o carboidrato vai aumentar a glicose e a insulina) . Um dos adoçantes usado é o maltitol, que tem baixo índice glicêmico, mas ainda assim eleva a glicemia e a insulina. Um estudo feito em 2003 em Norfolk, Inglaterra, comparou o indice glicêmico (IG) e o índice insulinêmico (II) de alguns adoçantes, e achou os seguintes dados: Xylitol tem IG de 13 e II de 11; Sorbitol tem IG de 9 e II de 11, Manitol tem IG de 0 e II de 0, Maltitol tem IG de 35 e II de 27. Já o açúcar tem IG de 100 e II de 100. Podemos ver que o maltitol de fato tem baixo índice glicêmico, mas não tem zero de açúcar.
 Por exemplo, a mistura para bolo Sol diet de chocolate é deliciosa (já provei!), mas no rótulo tem o maltitol, e tem tanto carboidrato quanto a versão comum. Logo, quem tem intolerância à glicose ou diabetes precisa ficar atento. Além desse produto, há um pão de mel diet vendido em lojas de produtos naturais que também tem maltitol e muito carboidrato. Entre os sorvetes é mais fácil, há o Balance, que é adoçado com sorbitol, e tem metade dos carboidratos da versão comum.
 Outro erro é achar que os iogurtes zero, como o Activia, podem ser consumidos sem problemas. Na realidade ele tem zero de gordura, mas é cheio de açúcar!
 A composição dos chocolates varia. O Nestle classic zero (porção de 22g) tem zero de lactose e apenas 8,2g de carboidratos. O Alpino diet (porção de 30g) tem 17g de carboidratos. Já o chocolate Nestle Classic (porção de 25g) com açúcar tem 15g de carboidratos! Viram como o produto diet tem mais carboidrato que o outro com açúcar?
 Uma alternativa quando bater a vontade de comer um doce é dar preferência às frutas secas cobertas com chocolate, como amendoim, amêndoa. Dessa forma, a maior parte da guloseima corresponde à fruta seca, reduzindo bastante os carboidratos. Nesse caso, ocorre uma maior ingesta de gordura, que é do tipo saudável, e obviamente deve ser consumido com moderação.

Fonte: Health potential of polyols as sugar replacers, with emphasis on low glycaemic properties.Nutr Res Rev 2003 Dec; 16(2): 163-91.

Nenhum comentário: