segunda-feira, 28 de abril de 2008

Cirurgia para tratar diabetes?

Na década de 90 os cirurgiões que faziam a cirurgia bariátrica começaram a observar que ela tinha um efeito no diabetes tipo 2 (DM2).
Numa revisão de literatura, mostrou-se que a cirurgia de bypass gastro-jejunal causava uma resolução de DM2 em média de 83%.
Segundo o artigo publicado na Revista Colégio Brasileiro de Cirurgia, a perda de peso é parcialmente responsável pela reversão do diabetes, com redução da intolerância à insulina, redução dos níveis de lipídios intra-muscular, melhora da esteatose, mas isoladamente não justifica seus resultados.
A melhora nesses pacientes submetidos ao bypass gastro-jejunal ou às derivações bíleo-pancreáticas pode ocorrer dias ou semanas após as cirurgias, quando ainda não houve perda de peso significativa.
Após a cirurgia ocorreria um aumento na produção de insulina, aumento do Glucagon-like peptide-1 (considerado o hormônio mais importante na produção de insulina) e melhora na ação do gastric inhibitory polypeptide.
Um outro estudo está sendo feito na Unicamp.
Mas é importante ressaltar que esses estudos ainda estão em fase inicial, e esse tratamento da DM2 ainda está em caráter experimental.


FONTE: Diabetes tipo 2 e o tratamento cirúrgico. José Carlos Pareja. Revista Colégio Brasileiro Cirurgia. Vol 34, n. 4 213, jul/ago – 2007

Nenhum comentário: